REPORTAGENS
A partir de pautas baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Universidade no Ar tem contribuído para a formação profissional e cidadã dos estudantes de Jornalismo, desenvolvendo o senso crítico na busca por um futuro sustentável.
Os desafios da alfabetização remota
Segundo dados da UNESCO, em todo o mundo mais de 850 milhões de crianças ficaram sem aulas devido à pandemia de Covid-19. A partir do ODS 4 – Educação de Qualidade -, o grupo abordou diferentes pontos de vista sobre o ensino remoto voltado para a educação infantil. Para isso, entrevistaram professoras sobre suas condições de trabalho, crianças de escola pública e particular acompanhadas pelos responsáveis relatando como foi o processo de adaptação, e uma psicopedagoga, que apontou as dificuldades de aprendizado na pandemia. Data de veiculação: 5/12/2020
Os desafios da alfabetização remota
De mulher preta para mulher preta: projetos sociais resgatam a dignidade e autoestima na pandemia
De mulher preta para mulher preta: projetos sociais resgatam a dignidade e autoestima na pandemia
De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o número de denúncias de violência contra as mulheres cresceu quase 40% em abril de 2020 em relação ao mesmo mês do ano anterior. A partir dos ODS 1 e 5 – Erradicação da Pobreza e Igualdade de Gênero -, o grupo entrevistou quatro mulheres. Entre elas, a idealizadora do projeto Biga e Mica, voltado para mulheres periféricas atingidas fortemente pela pandemia, e uma advogada que faz parte de um coletivo que oferece ajuda para mulheres negras em situação de rua e em abrigos. Data de veiculação: 2/1/2021
Jovens negros e HIV
Dados do Programa Estadual de DST e Aids de São Paulo revelam que o risco de pretos e pardos morrerem por aids é 2,4 vezes maior que o de uma pessoa branca. A partir dos ODS 3 e 10 – Saúde e bem-estar e Redução das Desigualdades -, o grupo entrevistou uma pesquisadora de saúde da Fiocruz sobre a dificuldade do acesso à informação e a desigualdade racial no tratamento preventivo, um jovem negro soropositivo que deu seu relato pessoal, e o coordenador do Grupo pela Vidda Rio, o primeiro formado por pessoas com HIV no Brasil. Data de veiculação: 6/02/2021.
Jovens negros e HIV
Os efeitos da suspensão do carnaval 2021
Os efeitos da suspensão do carnaval 2021
Um estudo da Fundação Getúlio Vargas revelou que, somente em 2018, mais de 70 mil postos de trabalho foram gerados pelo carnaval carioca. A partir do ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico -, o grupo apresentou as consequências do adiamento do carnaval devido à pandemia e traçou um paralelo com 1918, ano em que o evento também não aconteceu por motivos sanitários. Para isso, entrevistaram trabalhadores que tiveram sua principal fonte de renda comprometida com a suspensão e os especialistas em carnaval Luiz Antônio Simas e Aydano André Motta. Data de veiculação: 6/03/2021.
Influenciadores digitais PCDs
Segundo um levantamento do Movimento Web Para Todos, menos de 1% dos sites brasileiros são acessíveis para pessoas com deficiência, também chamadas de PCDs. A partir do ODS 10 – Redução das Desigualdades -, o grupo entrevistou influenciadores digitais com deficiência e uma pesquisadora de redes sociais para debater a falta de representatividade nas redes sociais, os desafios do capacitismo e a importância da inclusão, produzindo conteúdos acessíveis. Data de veiculação: 3/4/2021.
Influenciadores digitais PCDs
Despoluição da Baía de Guanabara
Despoluição da Baía de Guanabara
Alguns estudiosos apontam que seriam necessários 12 bilhões de reais para que toda a Baía de Guanabara fosse saneada. A partir dos ODS 6 e 14 – Água Potável e Saneamento e Vida na água -, o grupo abordou a despoluição da bacia hidrográfica, prometida desde 1991. Para isso, entrevistaram especialistas, como um biólogo que expôs os problemas ambientais e econômicos, e pessoas afetadas pelos poluentes. Através da Lei de Acesso à Informação, também contataram os responsáveis pelo saneamento da Baía e seu entorno. Data de veiculação: 1/05/2021.
Alternativas de nutrição na pandemia diante da crise econômica
Dados da UNICEF e do Ibope Inteligência destacam que o desemprego e a alta dos alimentos durante a pandemia obrigaram cerca de 20 milhões de brasileiros a adaptarem seus hábitos alimentares. A partir do ODS 2 – Fome Zero -, o grupo entrevistou uma nutricionista, para abordar possibilidades de manter uma dieta saudável sem muitos gastos e desperdícios, uma estudante, sobre as mudanças na alimentação, e um economista, que falou sobre a inflação e apontou o auxílio emergencial como uma das saídas para minimizar a insegurança alimentar. Data de veiculação: 5/06/2021.
Alternativas de nutrição na pandemia diante da crise econômica
Xenofobia Regional
Xenofobia Regional
Xenofobia Regional é a discriminação com os habitantes de uma determinada região em que a cultura, dialetos, hábitos e até mesmo formato do corpo são motivos para promoção de discursos preconceituosos. A partir do ODS 10 – Redução das Desigualdades -, o grupo entrevistou professores de história, que destacaram a importância do combate diário à xenofobia e da difusão do conhecimento para evitar estereótipos e, para falarem sobre suas experiências pessoais, uma influenciadora digital pernambucana e uma estudante maranhense. Data de veiculação: 3/07/2021.
Falta de foco de estudantes na Pandemia
Segundo o Instituto Datafolha, o percentual de alunos sem motivação para estudar aumentou de 46%, em maio de 2020, para 54%, em setembro do mesmo ano. A partir do ODS 4 – Educação de Qualidade -, o grupo entrevistou estudantes de ensino médio e superior sobre as dificuldades de concentração no ensino remoto, professores, que tiveram que adaptar suas turmas à nova modalidade e uma psicóloga, apresentando alternativas para os alunos manterem uma boa saúde mental e facilitar a concentração. Data de veiculação: 7/08/2021.
Falta de foco na Pandemia
Mobilidade Urbana
Mobilidade Urbana
Segundo dados de 2020, do aplicativo Moovit, a cidade do Rio de Janeiro ocupa o último lugar do Brasil em tempo de deslocamento. A partir do ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura -, o grupo entrevistou duas usuárias de transporte público no Rio, sobre as adversidades na jornada diária, um economista, que apontou os investimentos públicos nas linhas de metrô, e uma especialista em gestão da mobilidade, destacando o investimento em trens como um dos caminhos para a melhoria da mobilidade no futuro e o risco do fenômeno da imobilidade urbana. Data de veiculação: 4/09/2021
Preservação da Amazônia
Segundo um levantamento divulgado pelo Imazon, a Amazônia Legal brasileira registrou mais de oito mil quilômetros quadrados de desmatamento de agosto de 2020 a junho de 2021. Estes dados representam a maior devastação para o período em dez anos. A partir do ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima – o grupo entrevistou especialistas para debater os impactos da degradação do bioma, a importância da sua preservação e a educação ambiental como um meio para engajar a sociedade. Data de veiculação: 2/10/2021.
Preservação da Amazônia
Pobreza menstrual
Pobreza menstrual
A pobreza menstrual é a falta de acesso a recursos, infraestrutura sanitária e conhecimento sobre a própria menstruação. Segundo um estudo realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas e o UNICEF, mais de 4 milhões de pessoas no Brasil não possuem acesso a itens básicos de higiene, como absorventes. A partir do ODS 10 – Redução das Desigualdades -, o grupo entrevistou especialistas e representantes de projetos sociais que buscam transformar essa realidade, tanto conscientizando a população quanto mobilizando o desenvolvimento de políticas públicas. Data de veiculação: 6/11/2021
Futebol feminino
No Brasil, o futebol feminino foi proibido por decreto-lei entre 1941 e 1979. No Rio de Janeiro, a primeira competição aconteceu em 1981 e o primeiro campeonato só em 1983. A partir do ODS 5 – Igualdade de Gênero , o grupo entrevistou especialistas para discutir a história do futebol feminino no país, os atrasos no desenvolvimento da modalidade, seus avanços e a necessidade de combater o preconceito de gênero no esporte. Data de veiculação: 4/12/2021.
Futebol feminino
Etarismo: o preconceito contra o você do futuro
Etarismo: o preconceito contra o você do futuro
Etarismo ou Ageísmo é a discrimição contra indivíduos ou grupos etários com base em estereótipos associados à idade. Segundo dados da OMS, uma em cada duas pessoas têm atitudes discriminatórias que prejudicam a saúde física e mental dos idosos. Esse preconceito se torna ainda pior nas interseccionalidades, ou seja, quando se trata de mulheres, negros e pessoas de baixa renda. A partir do ODS 10 – Redução das Desigualdades -, o grupo entrevistou especialistas para debater os impactos deste preconceito e a importância de combatê-lo. Data de veiculação: 1/01/2022.
Carnaval e Religiosidade
Além da folia, as escolas de samba são espaços democráticos, de luta e resistência. Recheado de inclusão e representatividade, o carnaval ilustra o potencial das escolas de samba como voz social para quem muitas vezes não é ouvido nos outros 360 dias do ano. A partir do ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes -, o grupo entrevistou especialistas para debater a origem do carnaval, sua relação com os terreiros e a relevância para combater a intolerância religiosa, articulando arte, cultura, religião e história. Data de veiculação: 5/02/2022.
Carnaval e Religiosidade
Neurodivergentes e os desafios educacionais
Neurodivergentes e os desafios educacionais
Neurodivergentes são indivíduos que apresentam aspectos do seu processo neurológico atípicos, ou seja, diferentes do que a sociedade classifica como padrão. Diferente das crianças neurotípicas, é comum que estudantes neurodivergentes precisem de atenção especial nas escolas, para que haja inclusão no sistema
de ensino. A partir do ODS 4 – Educação de Qualidade -, o grupo entrevistou especialistas e debateu a importância do atendimento educacional especializado para o sucesso escolar e qualidade de vida dos alunos. Data de veiculação: 5/03/2022.
Novo Ensino Médio
O novo Ensino Médio começou a ser implantado em fevereiro de 2022 com o objetivo de desenvolver habilidades que ajudem os estudantes a ingressar no mercado de trabalho sem a necessidade de diploma universitário. A partir do ODS 4 – Educação de Qualidade -, o grupo entrevistou especialistas para discutir os pontos positivos e negativos desse novo modelo de ensino e as suas principais mudanças previstas, como o aumento do ano letivo, novo currículo e maior autonomia para os alunos. Data de veiculação: 2/04/2022.
Novo Ensino Médio
Candidaturas Coletivas
Candidaturas Coletivas
Candidaturas coletivas acontecem quando um grupo de pessoas se reúne para disputar um único mandato. Esse modelo surgiu no Brasil em torno de 1994 e, embora ainda não esteja regulamentado pelo TSE, tem crescido principalmente pelo seu potencial para a diversidade e representatividade na participação política. A partir do ODS 5 – Igualdade de Gênero , o grupo entrevistou mulheres representantes de candidaturas coletivas para discutir as oportunidades e desafios durante o processo eleitoral. Data de veiculação: 7/5/2022.
Refugiados e o Mercado de Trabalho
O Comitê Nacional para os Refugiados aponta que atualmente vivem cerca de 45 mil refugiados no Brasil. Mas a xenofobia, ou seja, o preconceito contra estrangeiros, ainda é um entrave para quem chega ao país, restringindo as oportunidades de estudo e trabalho. A partir do OD8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico -, o grupo entrevistou especialistas para discutir a importância de iniciativas com foco em ampliar a empregabilidade dessas pessoas. Data de veiculação: 4/06/2022.
Refugiados e o Mercado de Trabalho
Plantas Alimentícias Não Convencionais
Plantas Alimentícias Não Convencionais
Plantas Alimentícias Não Convencionais, popularmente chamadas de PANCs, são plantas de origem ecológica que crescem espontaneamente e têm alto valor nutritivo, podendo fomentar a agricultura agroecológica. A partir do ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável – o grupo entrevistou especialistas para abordar as vantagens da introdução dessas hostaliças no cardápio das famílias. Data de veiculação: 2/07/2022.
Direitos do Trabalhador em Home Office
O modelo de trabalho remoto atingiu seu pico com a necessidade imposta pela pandemia do coronavírus. Dois anos depois, algumas empresas decidiram adotar esse modelo de forma permanente. A partir do OD8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico -, o grupo entrevistou especialistas para apontar os direitos trabalhistas do empregado nesse regime, além dos seus prós e contras. Data de veiculação: 6/08/2022.
Direitos do Trabalhador em Home Office
Síndrome dos Ovários Policísticos
Síndrome dos Ovários Policísticos
A Síndrome do Ovário Policístico (SOP), é um distúrbio hormonal, metabólico e reprodutivo que prejudica o bom funcionamento dos ovários e atinge uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva, de acordo com o portal de medicina PEBMED. A partir do ODS 3 – Saúde e Bem-estar -, o grupo entrevistou especialistas que apontaram os principais sintomas, formas de controle e tratamento da doença. Data de veiculação: 3/09/2022.
Juventude Estendida
Levando a uma juventude prolongada, a conquista da independência financeira e a saída da casa da família são etapas da vida cada vez mais tardias. Um grande exemplo é uma pesquisa do IBGE de 2016 que revela que um em cada quatro jovens adultos, de 25 a 34 anos, permanecem morando com seus pais. A partir do OD8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico -, o grupo entrevistou especialistas para discutir as dificuldades enfrentadas pelos jovens na busca por empregos e a preferência do mercado por profissionais cada vez mais capacitados. Data de veiculação: 1/10/2022.
Juventude Estendida
Futebol como Meio de Ascensão Social para Pessoas Pretas
Futebol como Meio de Ascensão Social para Pessoas Pretas
A baixa inserção de jovens negros nas universidades e no mercado de trabalho é um dos motivos pelo qual muitos buscam no esporte, principalmente o futebol, uma forma de ascender socialmente. A partir do OD8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico -, o grupo entrevistou especialistas para discutir a necessidade de políticas eficazes de enfrentamento ao racismo dentro e fora de campo. Data de veiculação: 5/11/2022.
Solidão de Pessoas com HIV
Estigmatizados pela desinformação e o preconceito em relação ao vírus HIV, os infectados pela doença sofrem com as consequências de serem afastados do convívio social. A partir do ODS 3 – Saúde e Bem-estar -, o grupo entrevistou especialistas para discutir a importância da desmistificação do HIV e o papel positivo de pessoas próximas na vida do paciente. Data de veiculação: 3/12/2022.
Solidão de Pessoas com HIV
Pessoas em Situação de Rua
Pessoas em Situação de Rua
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2020, aproximadamente 221 pessoas viviam nas ruas no Brasil. Como a crise econômica se agravou desde então, esse número pode ser ainda maior. A partir do ODS 1 – Erradicação da Pobreza – o grupo entrevistou especialistas para discutir a importância de políticas públicas e de projetos sociais para auxiliar pessoas em situação de rua. Data de veiculação: 7/01/2023.
Racismo Religioso
Segundo um levantamento feito pela GloboNews, o Brasil registrou em média três queixas de intolerância religiosa por dia, no primeiro semestre de 2022. Os devotos de religiões afro, por exemplo, lutam cotidianamente contra a estigmatização e desumanização em razão da sua fé. A partir do ODS 10 – Redução das desigualdades -, o grupo entrevistou especialistas para discutir a importância de combater o chamado racismo religioso, o conjunto de práticas violentas que expressam a discriminação e o ódio pelas religiões de matriz africana e seus adeptos. Data de veiculação: 4/02/2023
Racismo Religioso
Racismo Ambiental
Racismo Ambiental
O racismo ambiental envolve a discriminação racial nas políticas ambientais. Ou seja, grupos já marginalizados acabam sofrendo muito mais com o impacto de mudanças climáticas que o restante da população. A partir do ODS 10 – Redução das desigualdades -, o grupo entrevistou especialistas para discutir a importância do apoio às vítimas e da luta contra o racismo ambiental. Data de veiculação: 4/03/2023.
Educação Artística pela Valorização do Cinema Nacional
Apesar de ser reconhecido mundialmente por obras renomadas, o público brasileiro ainda não enche as salas de cinema que exibem filmes nacionais. Segundo uma pesquisa realizada pelo DataFolha e pelo Itaú Cultural, em 2021, 19% da população nunca viu um filme brasileiro no cinema. A partir do ODS 4 – Educação de qualidade -, o grupo entrevistou especialistas para discutir a importância de políticas públicas e da educação artística para estimular a sua valorização e combater o preconceito. Data de veiculação: 1/04/2023
Educação Artística pela Valorização do Cinema Nacional
O confronto entre o ser mãe e o fazer ciência nas universidades públicas do Rio de Janeiro
O confronto entre o ser mãe e o fazer ciência nas universidades públicas do Rio de Janeiro
Diariamente, mulheres praticam o malabarismo de tentar conciliar a vida acadêmica com a materna. A falta de estrutura das instituições de ensino superior, no entanto, ainda é um grande obstáculo para conseguir equilibrar o estudo e a família. A partir do ODS 4 – Educação de qualidade -, o grupo entrevistou especialistas para discutir iniciativas de apoio às acadêmicas gestantes e mães que fazem pesquisa científica nas universidades públicas do Rio de Janeiro e a importância da inclusão na ciência. Data de veiculação: 6/05/2023.
Liberdade de Imprensa
Embora a Constituição garanta a liberdade de imprensa e de expressão, o Brasil ficou em 110º lugar na Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa da ONG Repórteres sem Fronteiras. A partir do ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico -, o grupo entrevistou especialistas para discutir a importância da função social do jornalismo no atual cenário de desinformação. Data de veiculação: 3/06/2023
Liberdade de Imprensa
Permanência de estudantes migrantes em universidades federais
Permanência de estudantes migrantes em universidades federais
Cerca de 11% dos estudantes mudam de Estado para cursar o nível superior quando conseguem uma vaga pelo Sisu, o Sistema de Seleção Unificada. No entanto, as despesas com a mudança e aluguel pesam no bolso dos universitários e nem todos conseguem se manter na cidade para a qual migram. A partir do ODS 4 – Educação de qualidade -, o grupo entrevistou especialistas para discutir a importância dos programas de auxílio estudantil nas universidades federais e de entender quais fatores podem dificultar a permanência desses estudantes para tentar reduzir a evasão. Data de veiculação: 1/07/2023
Elitização do acesso ao Theatro Municipal
O Theatro Municipal é um dos principais símbolos do turismo no Rio de Janeiro. O espaço já recebeu visitas importantes, como do Barack Obama e da Princesa Diana. Mas, algumas barreiras, como o alto valor dos ingressos e regras de vestimenta, inibem os próprios cariocam a visitarem o Theatro mais tradicional do estado. Data de veiculação: 5/08/2023.
Elitização do acesso ao Theatro Municipal
Mobilidade urbana no Rio de Janeiro
Mobilidade urbana no Rio de Janeiro
Quais lugares o carioca deixa de conhecer por causa do preço das passagens? No entrave entre gastar o valor para o trabalho ou para o lazer, o primeiro sempre leva a melhor… São as pessoas mais pobres que sofrem com esse problema: a falta de direito à cidade. Em abril deste ano, o governo do estado implantou a Tarifa Social no metrô, que reduz o valor da passagens para as famílias com renda inferior a R$7 mil. Enquanto a cidade luta por melhorias no sistema de mobilidade urbana, alguns municípios ao redor do país já desfrutam da Tarifa Zero. Data de veiculação: 2/09/2023.
Diversidade nas universidades
A falta de professores negros nas universidades é preocupante. Pretos e pardos representam cinquenta e seis por cento da população. Nas salas de aula das faculdades, entretanto, há somente vinte e um por cento de docentes negros, segundo dados do Censo da Educação Superior. Há uma lei que exige que 20% das vagas ofertadas em concursos públicos sejam para pessoas que se declaram negras. O grupo ouviu estudantes que tiveram aulas com professores pretos e alunos que não tiveram – e mostraram a diferença de representação que isso gerou para eles. Data de veiculação: 7/10/2023.
Diversidade nas universidades
Ensino afro nas escolas
Ensino afro nas escolas
71% das escolas brasileiras não cumprem a carga horária curricular direcionada ao ensino da história do continente africano, segundo uma pesquisa do Instituto Alana e Geledés, realizada em 2022. A lei já existe há 20 anos, mas, até hoje, pouco é ensinado sobre Mansa Musa ou o que aconteceu com o Império do Gana, por exemplo. O grupo ouviu alunos que tiveram esse ensino no colégio e mostrou o aprendizado cultural que eles ganharam. Data de veiculação: 4/11/2023.
Natal Consciente
Já parou para pensar no desperdício que geramos por ano? As festas de final do ano estão chegando e, com ela, um aumento enorme de consumo nas lojas e supermercados. A reportagem procura incentivar o consumo consciente durante as festividades natalinas, com dicas para promover um estilo de vida mais responsável. Data de veiculação: 2/12/2023
Natal Consciente
Malefícios do cigarro eletrônico
Malefícios do cigarro eletrônico
O cigarro eletrônico, conhecido como “vape” ou “pod”, virou febre entre a Geração Z. O vape faz tão mal quanto um cigarro tradicional. Além do vício, ele pode causar uma doença chamada Evall, que gera falta de ar, diarreia, dor no peito, febre e calafrios. A venda desses produtos é proibida, mas conseguir diminuir o consumo ainda é um longo caminho a ser trilhado pelas entidades públicas.
Carnaval Invisível
Muitas pessoas trabalham para transformar o Carnaval no maior espetáculo da Terra. Muitas pessoas também trabalham sem que ninguém as veja. Esse é o caso das costureiras e figurinistas, por exemplo. Os profissionais trabalham por meses para transformar o sonho de conquistar os telespectadores em realidade. Data de veiculação: 3/2/2024
Carnaval Invisível
Trabalho Infantil
Trabalho Infantil
O trabalho infantil ainda é realidade para muitas crianças no Brasil. O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil contabiliza que 94% das crianças que vivem nessa situação são meninas e mais de 73% são negras. O problema já é visto em vários lugares do nosso cotidiano, como shoppings e sinais de trânsito, mas muitas ainda são exploradas dentro de casas de família. Na reportagem, você poderá ouvir relatos de mulheres que, hoje mais velhas, contam como foi crescer nessa situação. Data de veiculação: 2/3/2024
Jornalistas no combate à mentira
O que o dia da mentira e o dia do jornalista têm em comum? Os dois são celebrados no mesmo mês, com apenas seis dias de diferença. O dia da mentira surgiu como uma forma divertida, para testar até que ponto as pessoas acreditavam em mentiras. Hoje, combater mentiras criadas, de propósito ou não, se tornou uma das principais preocupações dos profissionais. Data de veiculação: 6/4/2024
Jornalistas no combate à mentira
Educação indígena
Educação indígena
O direito a uma educação intercultural e bilíngue às comunidades indígenas é assegurado pela Constituição. Apesar disso, a educação indígena enfrenta desafios. A reportagem fala sobre falhas na implementação da política e da pouca quantidade de escolas em terras indígenas. Data de veiculação: 4/5/2024.
Ciclismo e o transporte sustentável
O Dia Mundial da Bicicleta é comemorado no dia 3 de junho. A data foi criada em 2018, pelas Nações Unidas, para promover os benefícios que o ciclismo gera para a saúde e para o meio ambiente. No entanto, apenas 10% dos brasileiros escolhem a bike para trechos curtos, de até 2km. Data de veiculação: 1/6/2024
Ciclismo e o transporte sustentável
Diversidade e educação inclusiva
Diversidade e educação inclusiva
De acordo com o Unicef, crianças com deficiência têm 47% mais chances de estar fora do Ensino Fundamental 1, enquanto 33%, fora do Ensino Fundamental 2. Em julho de 2024 foi comemorado os 8 anos que a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência foi aprovada. O acesso a educação também é um dos direitos assegurados pela lei. Data de veiculação: 6/7/2024.
Energia renovável
O ar-condicionado é o melhor migo dos cariocas durante as ondas de calor de 40ºC. No entanto, a conta de luz é sempre uma preocupação para o bolso dos moradores. 36% das famílias brasileiras gastam mais da metade da renda nas contas com eletricidade. Nesse cenário, as fontes de energia renováveis podem ser uma saída para baratear as contas de luz, além de apostar em uma solução mais sustentável para o meio ambiente. Data de veiculação: 3/8/2024
Energia renovável
Analfabetismo entre idosos
Analfabetismo entre idosos
No Brasil, a terceira idade é a mais afetada pelo analfabetismo. Cerca de 5,2 milhões de pessoas com 60 anos ou mais não sabem ler ou escrever, segundo o IBGE. A reportagem traz alguns dos desafios enfrentados pelas pessoas idosas para aprender a ler e escrever. Data de veiculação: 7/9/2024.
A dificuldade de ressocialização de ex-presidiários
Sair da prisão e recomeçar a vida não é fácil. Após o cumprimento da pena, os egressos sofrem com a dificuldade de se reintegrar na sociedade. A reportagem ouviu algumas exceções: pessoas que deixaram a prisão e conseguiram seguir a vida através de estudos e com a ajuda de ONGs que os acolheram. Data de veiculação: 5/10/2024
A dificuldade de ressocialização de ex-presidiários
Outros olhares sobre o fim da morte
Outros olhares sobre o fim da morte
Já parou pra pensar como as várias culturas lidam com a morte? Os significados e valores que têm o nascimento e a morte são formados por meio das características e subjetivodades da cultura, religião e etnia de um povo. Data de veiculação: 2/11/2024
O esporte dentro das universidades
As Olimpíadas de 2024 trouxe à tona o debate sobre o incentivo dos esportes dentro das Universidades. A prática é obrigatória no Ensino Fundamental e Médio, mas, no Ensino Superior foi deixada de lado desde 1992. Data de veiculação: 6/12/2024